Tags

, , , , , ,

Eu estava lendo uma reportagem esses dias, e devo dizer que adoro ler os comentários, até me deparar com um que me indignou. Olhem só:

Assessor de Imprensa e Relações Públicas não são a mesma coisa?

Sei que a nossa profissão não é conhecida por todos, mas esse tipo de comentário ofende. Mas de nada adianta ficar ofendida e não corrigir esse tipo de erro. Relações Publicas e Assessor de Imprensa não são a mesma coisa. Atuar na área de assessoria de imprensa é uma das funções do profissional de Relações Publicas, e ai entramos em outro dilema vendo que no mercado de trabalho existem diversos jornalistas trabalhando nessa área. Disso tudo surge a famosa “rixa” entre RP’s e Jornalistas.

Se formos pensar de forma tecnica, a funcao de assessoria de imprensa deveria ser exclusivamente para profissionais de RP, pois esta regulamentada pela resolução 43 do Conselho Nacional de Relações Publicas. Mas essa briga serve para que? Os RP’s precisam dos jornalistas para atuar, e os jornalistas precisam dos RP’s da mesma forma, é uma via de mão dupla onde ambos os profissionais são beneficiados.

Vamos por um fim a essa duvida? O sucesso das assessorias de comunicação hoje, é resultado do conhecimento especifico dos profissionais de jornalismo e RP, fora que existe mercado de trabalho para todos, sem precisar criar inimizades entre carreiras.

Anúncios