Tags

, , , , , , , , ,

Apesar de muitas pessoas nem saberem que existe e outras não entenderem o real significado, o cerimonial faz parte da vida de todas elas. Ele foi criado com o intuito de facilitar o convívio em determinadas ocasiões, mantendo uma atmosfera agradável. Ele existe para que se coordene e tenha controle sobre os mínimos detalhes de um evento.

O cerimonialista existe para organizar, planejar, assessorar, executar solenidades, cerimônias, visitas, eventos. Portanto, requer que tenha bom senso, planejamento, organização, vivacidade, sensibilidade, nobreza, criatividade, elegância, cortesia, hospitalidade, humildade, simplicidade e bom gosto.

Se o evento for um casamento, por exemplo, o cerimonialista coordena toda a movimentação dos noivos, padrinhos e pagens. Caso seja uma festa de debutante, será responsável pela entrada da aniversariante, dos 14 casais que irão dançar, pais, padrinhos e príncipe. Em um evento empresarial, auxilia os executivos na abertura e em todo decorrer do evento.

Quando um cerimonial é bem feito, ele não aparece. O evento corre como uma orquestra, dando a impressão que tudo seguiu sua ordem natural, sem grandes esforços. Mas a grande verdade é que, para tudo dar certo, muito trabalho ocorre por trás dos bastidores. Desde a escolha da data e local até a despedida do último convidado… tudo é supervisionado e realizado com o auxílio do cerimonialista.

É também o responsável pela correta ordenação de comparecimentos, entradas, lugares à mesa, precedência de ministérios e governadores, hasteamentos de bandeiras e execução de hinos, em eventos solenes que contam com a presença de chefes de Estados.

Sem esse profissional gerenciando o evento durante todo o tempo, seria impossível, aos leigos, seguirem os protocolos estabelecidos para padronizar cada tipo de evento existente.

Anúncios