Tags

Num jantar em família, minha irmã começa a perguntar o que eu fazia em meu trabalho.  Eu disse que fazia o relacionamento com a impressa, e eis que ela me joga um.. Patty, você faz propaganda????? Oiiiiiiiii????? Fiquei surpresa que ela acha isso de um RP, afinal ela é da minha família e realmente não sabe a nossa função!

Comecei explicando a ela que é diferente uma propaganda de uma divulgação jornalística. E ela me olhou com aquela cara de tá, e daí?

Bom, propaganda é um anúncio, algo pago que visa à divulgação de um produto ou serviço. Já a assessoria de imprensa, uma das atividades de RP; é divulgação jornalística, e por isso, é gratuita, pois toda empresa deve comunicar suas ações à sociedade. E começamos essa ação de relacionamento com o público por meio dos releases, que traduzindo, são os textos enviados para a mídia.

Foi ai que ela entendeu e disse que jamais pensaria que alguém fosse fazer esse contato com a sociedade em si, antes mesmo de uma crise. Ela achou bem legal! Ai comecei a explicar as minhas funções nessa área.

Fiz esse post, com o intuito de explicar a principal diferença entre RP e propaganda, pois muitos ainda não sabem essa diferença!

