Tags

,

Festival de Cannes (veja o artigo completo)

Oi pessoal! Eu li um artigo e achei muito interessante!

Então, vou relatar um pouco para vocês!!

Rosâna Monteiro foi jurada dos prêmios de PR em Cannes, uma categoria que é nova nesse badalado momento da Riviera Francesa!

 Image

No entanto, ela diz que estamos crescendo com agências de Relações Públicas no Brasil, mas foi uma pena, pois não só nos casos brasileiros, mas em muitos outros países, os prêmios de PR foram feitos por agências de publicidade; e não RP.

Ela expõe sua opinião, de que não seria justo só as empresas de publicidade ganharem o PR Lions, pois temos outras categorias de RP, como por exemplo, a comunicação interna dentre outras! Sendo assim, nessa categoria bem RP, o festival teve poucos cases, porque as agências de publicidade não se inscreveram.

Rosâna diz que é uma pena isso, pois reparou nos cases que as ideias eram bem legais, mas muitas vinham da publicidade, e só usavam RP como uma ferramenta! Os jurados querem ver casos típicos de RP! É diferente uma estratégia pensada como Relações Públicas e outra como publicidade! (RP informa! É divulgação jornalística!! E Publicidade é vender um produto ou serviço).

No caso da Comunicação Corporativa, existiram muitas ideias boas e novas, no entanto, geralmente eram muitos pontuais, com o intuito de marcar um período da empresa; ou até mesmo, para atrair a sociedade a um assunto específico.

Já os cases de Comunicação Digital, conforme Rosâna disse, foram bem modernos! Ela diz que o que mais gostou nessa categoria, foi ver cases de C. D. liderados por Relações Públicas!

Concluindo, dos 87 cases, 8 eram brasileiros, e esse é uma fator importante! Pois levamos a cultura brasileira para o exterior! E estamos dispostos a cada vez mais levar mais e mais cases, e divulgar da maneira correta a nossa profissão! Mas, devemos pensar como RP, e não publicidades! Por isso, nós estudantes de RP e os já graduados temos tamanha importância em mostrar como é feito uma estratégia pensada por um PR!!

 

Anúncios