Tags

, ,

Bom, vai uma dica de um filme que me ajudou a escolher a profissão de Relações Públicas! Ele chama ” Thanking you for Smoking” (Obrigada por fumar- 2005, dirigido por Jason Reitman).

Image

Sinopse

Nick Naylor (Aaron Eckhart) é o principal porta-voz das grandes empresas de cigarros, ganhando a vida defendendo os direitos dos fumantes nos Estados Unidos. Desafiado pelos vigilantes da saúde e também por um senador oportunista, Ortolan K. Finistirre (William H. Macy), que deseja colocar rótulos de veneno nos maços de cigarros, Nick passa a manipular informações de forma a diminuir os riscos do cigarro em programas de TV. Além disto Nick conta com a ajuda de Jeff Megall (Rob Lowe), um poderoso agente de Hollywood, para fazer com que o cigarro seja promovido nos filmes. Sua fama faz com que Nick atraia a atenção dos principais chefes da indústria do tabaco e também de Heather Holloway (Katie Holmes), a repórter de um jornal de Washington que deseja investigá-lo. Nick repetidamente diz que trabalha apenas para pagar as contas, mas a atenção cada vez maior que seu filho Joey (Cameron Bright) dá ao seu trabalho começa a preocupá-lo.

Gostei muito desse filme, pois mostra bem o que um RP pode fazer, qual foi a estratégia utilizada pelo personagem, que mesmo sabendo que fumar causava Câncer, teve que se comunicar de forma transparente, a favor da indústria de tabaco. Nick vai até a casa do primeiro Homem Malboro e tenta convencê-lo, a fim de que  não seja transmitida certas informações à mídia.

Uma frase muito boa usada no filme é quando Nick está explicando ao seu filho qual é a sua profissão e diz: “Nós não precisamos estar certos, e sim, saber dialogar!”, a exemplo de quando ele diz que não é necessário convencer de que o sorvete de vanilla é melhor do que o de chocolate, mas sim, é necessário saber argumentar.

Sendo assim, concordo com ele, ser um RP não é estar completamente certo, mas ter a consciência do que irá dizer à sociedade e qual será a estratégia para que isso aconteça; mas jamais passar informações erradas; e optar sempre pela veracidade das notícias, transparência e clareza no discurso, sabendo que tudo o que será dito pelas empresas é de interesse e relevância para os públicos de interesse dela!

Segue o trailer do filme
Espero que tenham gostado =)

Anúncios