Tags

,

Bom, muitos não sabem a diferença entre Relações Internacionais e Relações Públicas Internacionais.   Então, vamos diferenciar as profissões para explicar um pouco.

Relações Internacionais é toda a relação entre povos, nações, empresas nas áreas política, econômica, social, militar, cultural e comercial. Ou seja, é o profissional que analisa o ambiente mundial e ve possibilidades de negócios no exterior.

Image

 

Já Relações Públicas Internacionais é responsável por cuidar dos públicos, quando há uma nova inserção em um território. Cabe ao RP planejar a melhor estratégia de comunicação, com o intuito de adaptar as diferenças culturais do país de origem e do novo, a exemplo de uma empresa que visa ao lançamento de um produto em outro local do seu de origem.

 

Portanto, RPI trabalha com os públicos, pois caso não se pense neles, o investimento pode se ausentar do mercado. É necessário no mundo em que vivemos, pois, analisar os costumes, valores, a política, e qualquer outro obstáculo que possa dificultar o desenvolvimento do novo produto e/ou serviço, com o objetivo de ter um bom relacionamento com os públicos de interesse.

Caso o investidor não pense em seu público, a imagem do seu produto ou serviço poderá ser negativa perante à sociedade, devido às informações que serão veiculadas na mídia, ocasionando assim, uma má influência na Opinião Pública e na comunidade em geral.

Após a Globalização, cada vez mais as empresas estão migrando para atuar em novos paises, e acredito que é de extrema importância verificar as característica do novo local e se importar com o público, porque ele é a comunidade que estará envolvida no seu investimento. E se a empresa não perceber que ele é essencial para sua expansão, sua imagem não ficará positiva, e será muito mais dificil recuperá-la em situações de crises, e até mesmo, transmitir confiança à sociedade.

                        Image     

Anúncios