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Por que escolher Relações Públicas?

Sabemos que o momento de escolher sua profissão não é fácil para muitos jovens.

Ter que decidir, aos 17-18 anos o que vamos fazer para o resto da vida, é muitas vezes, assustador. 

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Por isso, colocamos aqui toda a descrição do curso e das possibilidades de atuação do profissional de Relações Públicas para que você possa tirar todas as suas dúvidas.

Ao final, você pode ainda, conferir a lista de todas as instituições de graduação do curso de R.P. no Brasil.

Relações Públicas – Bacharelado

 O que é: a promoção da boa imagem de empresas ou instituições perante o público interno e externo. 

O bacharel executa a estratégia de comunicação de uma empresa, instituição ou órgão público. Para isso, transmite informações e orientações sobre seus valores, objetivos, ações, produtos e serviços para os funcionários, clientes, consumidores, fornecedores, o governo e a comunidade. Planeja e desenvolve programas e instrumentos para a comunicação organizacional interna e externa. É ele quem elabora e divulga boletins internos e externos, cria programas de integração com a comunidade e organiza atividades promocionais . Esse profissional formula e administra ações para o bom relacionamento da organização com os diferentes públicos.

 

O mercado de trabalho

O bacharel em Relações Públicas encontra um mercado de trabalho aquecido. As melhores oportunidades estão em empresas privadas, principalmente nas de grande porte e/ou multinacionais. Os profissionais que conhecem as novas tecnologias são os mais requisitados. “No mercado, houve um aumento na procura por profissionais que sabem trabalhar com as novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs)”, diz Helenice Carvalho, representante do curso de Relações Públicas na Comissão de Graduação de Comunicação da UFRGS. As agências especializadas em relações públicas que prestam serviços para empresas também contratam o profissional, e o setor público busca constantemente esse especialista. ONGs, fundações e instituições querem os graduados para o planejamento e a captação de recursos. As regiões mais promissoras são a Sudeste (especialmente São Paulo e Rio de Janeiro), a Sul (destaque para Porto Alegre) e a Nordeste. Brasília é uma boa praça de trabalho, na área governamental. 

Salário inicial: R$ 1.632,00 (fonte: Sindicato dos Profissionais Liberais de Relações Públicas no Estado de São Paulo).


O curso

No início, o currículo enfatiza a comunicação. Entre as disciplinas específicas estão organização de eventos, política de comunicação, estudos de mídia, pesquisas de opinião pública, assessoria de comunicação, comunicação pública e planejamento da comunicação. Como é importante compreender o funcionamento de uma organização, há aulas de administração, economia e marketing. Na maioria das instituições, o curso é oferecido como habilitação da graduação em Comunicação Social. A maior parte das escolas exige a apresentação do trabalho de conclusão de curso. 

Duração média: quatro anos. 

Outros nomes: Comun. Organizacional; Comun. Soc. (rel. públ. com ênf. em multimídia); Comun. Soc. (rel. públ. e comun.); Comun. Soc. (rel. públ.).

 

O que você pode fazer depois:

Administração: Promover ações para a valorização de uma empresa ou marcas. Criar canais de comunicação com os funcionários e fornecedores, clientes, governo e comunidade.

Atenção ao cliente: Atender a solicitações e reclamações de consumidores, para melhorar a qualidade dos produtos e serviços da empresa.

Cerimonial e protocolo: Orientar empresários, políticos e chefes de Estado sobre etiqueta e comportamento.

Comunicação institucional: Divulgar os valores e as políticas da organização para funcionários, clientes, consumidores e fornecedores.

Ensino: Atuar como pesquisador em instituições de Ensino Superior.

Eventos: Organizar palestras, exposições, recepções, coquetéis e outras solenidades de promoção da empresa.

Pesquisa de opinião: Coletar dados sobre o público interno e externo da empresa para desenvolver planos de comunicação e de ação.

Planejamento estratégico: Traçar a estratégia de relacionamento e de comunicação com a comunidade, a imprensa, os fornecedores, a concorrência e os consumidores.

Projetos institucionais: Analisar pedidos, apresentados a empresas, de parceria em projetos sociais, culturais e educacionais, coordenando sua adequação à filosofia e aos objetivos da instituição.

Instituições no Brasil:

 

Alagoas

Universidade Federal de Alagoas – UFAL

Amapá

Faculdade Seama

Amazonas

Universidade Federal do Amazonas – UFAM 
Faculdade Boas Novas de Ciências Tecnológicas e Sociais

Bahia

Universidade do Estado da Bahia – UNEB
Universidade Salvador – UNIFACS 
Universidade Católica do Salvador – UCSAL 
Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC 
Unidade Bahiana de Ensino, Pesquisa e Extensão – UNIBAHIA 
Faculdade Isaac Newton 
Faculdade Juvêncio Terra

Distrito Federal

Faculdades JK
Instituto de Educação Superior de Brasília – IESB

Espírito Santo

Faculdades Integradas Padre Anchieta de Guarapari – Fipag 
Centro Superior de Vila Velha – UVV

Goiás

Universidade Federal de Goiás – UFG 
Faculdade Sul-Americana – FASAM 

Maranhão

Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Mato Grosso

Centro Universitário UNIVAG

Minas Gerais

Centro Universitário de Belo Horizonte – UNI-BH
Centro Universitário Newton Paiva 
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-MINAS
Faculdade Brasileira de Ciências Exatas, Humanas e Sociais – FABRAI
Centro Universitário – UNA 
Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG 
Universidade de Uberaba – UNIUBE 
Faculdades Integradas de Caratinga – FIC

Pará

Universidade da Amazônia – UNAMA 
Instituto de Estudos Superiores da Amazônia – IESAM

Paraíba

Universidade Federal da Paraíba – UFPB

Paraná

Centro Universitário Campos Andrade – UniAmdrade
Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC-PR 
Universidade Federal do Paraná 
Universidade Estadual de Londrina – UEL 
Faculdades do Brasil – UNIBRASIL 
Faculdade do Norte Novo de Apucarana – FACNOPAR
Faculdade Metropolitana de Maringá – UNIFAMMA
Faculdade Dinâmica das Cataratas – UDC
Escola Superior de Estudos Empresariais e Informática – Faculdades ESSEI
Faculdade Sul Brasil – Fasul
Fundação Faculdade Municipal de Administração e Ciências Econômicas

Pernambuco

Escola Superior de Relações Públicas de Pernambuco – ESURP
Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP

Piauí

Universidade Estadual do Piauí – UESPI


Rio Grande do Sul

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC-RS
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS 
Universidade Luterana do Brasil – ULBRA 
Universidade de Caxias do Sul – UCS 
Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ 
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ 
Universidade FEEVALE 
Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC 
Faculdade de Ciências da Comunicação de Taquara – FACCAT
Universidade Federal de Santa Maria – UFSM 
Centro Universitário Univates
Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS

Rio de Janeiro

Faculdades Integradas Hélio Alonso – FACHA
Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ 
Universidade Gama Filho – UGF 
Centro Universitário de Barra Mansa – UBM
Faculdade de Filosofia de Campos – FFC

Rondônia

Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e Letras de Rondônia – FARO

Santa Catarina

Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI
Universidade do Contestado – UnC
Instituto Blumenauense de Ensino Superior – Ibes
Faculdades Integradas ASSESC – Associação de Ensino de Santa Catarina
Faculdades Integradas FACVEST

São Paulo

Centro Universitário Sant’Anna – Uni Sant’Anna
Faculdade Cásper Líbero 
Faculdades Integradas Rio Branco – FIRBRB
Faculdades Integradas Alcântara Machado – FIAM/FAAM 
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Atibaia – FAAT 
Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP 
Universidade Cruzeiro do Sul – UNICSUL 
Universidade de Santo Amaro – UNISA 
Centro Universitário Belas Artes– FEBASP 
Universidade de São Paulo – USP 
Universidade do Sagrado Coração – USC 
Universidade Estadual Paulista – UNESP 
Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCCAMP 
Faculdades Integradas Metropolitana de Campinas – METROCAMP 
Faculdades Integradas de Itapetininga – FKB 
Faculdades Integradas Teresa D’Avila – FATEA 
Centro Universitário Monte Serrat – UNIMONTE 
Universidade Católica de Santos – UNISANTOS 
Universidade Metodista de São Paulo – UMESP
Faculdade Americana
Universidade de Sorocaba– UNISO
União das Faculdades dos Grandes Lagos – UNILAGO
Universidade de Taubaté – UNITAU 
Faculdade Mundial
Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP 
Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação – FAPCOM

 

Venha descobrir o maravilhoso mundo as R.P. com a gente!!!

 

Marianna Borges de Carvalho Pinto

 

Fontes: 

http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/comunicacao-informacao/relacoes-publicas-602247.shtml