Tags

, , ,

Imagem

Bom, para começarmos o nosso blog, vamos tentar explicar o que é um pouco a atividade de Relações Públicas, pois a meu ver, muitos não sabem o que é. E quando dizemos o que prestamos na faculdade deparo-me com as respostas do tipo: “ Ahhh, você é a mocinha que recepciona festa, NE? Ou muito pior, você faz festa!”. Então, resolvemos expor nossas ideias e experiência na área, com o intuito de desvendar possíveis mitos da área de RP.

Vamos lá então! Relações Públicas é uma profissão regulamentada desde 1967, ela consiste em planejar e organizar estratégias de comunicação para uma empresa, ou até mesmo, para celebridades. Cabe a nós, profissionais de RP, gerenciar os relacionamentos com os públicos da empresa, sejam eles públicos internos, externos ou mistos.

Com isso, quando a empresa começa a ter um bom relacionamento com os seus públicos de interesses, as opiniões deles começam a aparecer na empresa, e até sendo mais importante, a empresa passa a ganhar credibilidade com eles e pela Opinião Pública, que é considerada formadora de opinião na sociedade.

Como forma de executar as estratégicas de comunicação, o profissional de Relações Públicas utiliza eventos, como uma ferramenta. Por isso, não seria certo dizer que fazemos festa, pois festa não é evento!

O que seria um evento então?! Evento é uma atividade planejada, com data, horário, local e público-alvo pré- estabelecidos. Assim, o profissional da área, que muitas vezes pensa estrategicamente em como captar o público, ou até mesmo fazer com que esse evento vire uma notícia; planeja cada detalhe desse dia, com o objetivo de que tudo saia conforme o planejado, mas não existe evento perfeito, pois cada pessoa tem sua opinião sobre ele.

 As relações públicas usam outras ferramentas estratégicas para gerenciar a comunicação em geral, a exemplo de press kits e press release, ambos usados no relacionamento com a imprensa, que denominamos assessoria de imprensa, que tem como função estabelecer um bom relacionamento com a mídia, pois é onde as informações da empresa estarão em peso e poderão influenciar a Opinião Pública.

 

 

 

Anúncios